Dieta low carb: vale a pena?

22/03/2018

Já se vão quase 50 anos desde que o médico americano Robert Atkins (1930-2003) lançou sua famosa dieta, caracterizada pela eliminação brutal de carboidratos (arroz, pães, massas¦) e por uma maior permissividade em relação Á s gorduras. De lá pra cá, cardápios similares ficaram Á  espreita do prato, ora alcançando popularidade, ora caindo em desuso. A onda da vez, queridinha entre quem quer emagrecer sem demora, é conhecida como low carb, termo em inglês para cardápio com pouco carboidrato. Segundo o Google, principal site de buscas na internet, ela foi a dieta mais procurada em 2017 pelos brasileiros, com um crescimento de 986% em relação a 2016.

Nem precisa gastar seu tempo vasculhando quanto carboidrato é permitido nesse modelo alimentar. Não há consenso quanto a isso “ o que dificulta, do ponto de vista cientÁ­fico, chegar a conclusões sobre o método. Em geral, fala-se em um consumo de 20 a 40% do nutriente em relação Á s calorias ingeridas em um dia, ou algo em torno de 50 a 100 gramas. Em uma dieta tradicional, suas fontes devem representar de 55 a 65% das calorias diárias. Á‰ uma baixa considerável.

Mas, mais do que bitolar na quantidade, a low carb propõe foco no tipo de alimento escolhido para suprir essa demanda. As pessoas são incentivadas a obter os carboidratos a partir de legumes e verduras. Já grãos, cereais, farináceos, algumas frutas e tudo que leva açúcar saem de cena por causa do alto teor da substÁ¢ncia. Para ter ideia, é preciso dar adeus ao pão do café da manhã e ao arroz com feijão do almoço. No outro lado da balança, o que sobe é a ingestão de redutos de gorduras e proteÁ­nas.

Não é difÁ­cil explicar por que esse cardápio causou frisson entre quem está preocupado com as dobras na cintura. œSabemos que as dietas low carb levam a uma perda de peso rápida, informa o endocrinologista Bruno Halpern, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da SÁ­ndrome Metabólica. Só que esse fato, tão apreciado pelo público, não é animador para parte dos especialistas na área. Na visão de Halpern, como as fontes de proteÁ­nas e gorduras saciam bastante, as pessoas passam a comer menos “ daÁ­ emagrecem mesmo. O dilema é que, segundo ele, essas dietas restritivas são menos efetivas com o tempo. Lá vem efeito sanfona¦

Fonte: https://saude.abril.com.br/alimentacao/dieta-low-carb-vale-a-pena/