Como sua menstruação muda aos 20, 30 e 40 anos

24/10/2017

Conforme a idade avança, o ciclo passa por transformações. Confira como ele se comporta ao longo da vida.

Aos 20

Nessa época, o fluxo começa a ficar mais estável. œA mulher jovem ovula com mais frequencia e, por isso, tem ciclos menos irregulares, explica Adriana Feital de Oliveira Gameiro, ginecologista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mas essa consistência acaba trazendo de carona alguns outros fatores, como a tensão pré-menstrual, as cólicas e a sensibilidade dos seios. Se você decidir adotar algum método contraceptivo, como a pÁ­lula, é provável que note uma melhora dos sintomas.

Aos 30

A menstruação passa a ser bem previsÁ­vel nesta faixa etária. œApesar disso, por ser considerada pelo organismo como uma reação inflamatória, sua regularidade aumenta a probabilidade de a mulher sentir cólicas, diz Adriana. Também é preciso ficar atenta aos problemas que podem surgir durante os 30, como a endometriose ou os fibróides. O primeiro é quando a mucosa que reveste a parede interna do útero, chamada de endométrio, acaba crescendo em outras regiões do corpo, como nos ovários, causando uma dor intensa e persistente na região. Já o segundo diz respeito Á  tumores benignos que alteram a intensidade do fluxo.

Aos 40

A casa dos 40 representa a última fase fértil da mulher. Aqui, o corpo começa a se preparar para a menopausa. Isso significa que os nÁ­veis de alguns hormÓnios, como é o caso da progesterona e do estrogênio, caem, tornando a ovulação mais irregular e influenciando as caracterÁ­sticas do ciclo. œCom isso, o fluxo pode se tornar mais intenso, mais curto, mais longo ou até ausente, explica Adriana. Pode ser também que os sintomas da TPM perdurem por mais dias.

Fonte: www.boaforma.abril.com.br