Pilates alivia cólicas e inchaços da TPM

22/03/2018

Cerca de 50% das mulheres em idade fértil sofrem de tensão pré-menstrual e de incÓmodos e dores durante a menstruação. Entre os sintomas mais comuns estão cólica, inchaço (principalmente nas mamas), dor de cabeça e dor na lombar.

Com base nestes dados, pesquisadores da Universidade da Colúmbia BritÁ¢nica, no Canadá, testaram a prática de Pilates no combate a tanto mal-estar na vida da mulher. Durante quatro meses, 20 mulheres voluntárias e sedentárias praticaram Pilates duas vezes por semana. No segundo mês, relataram uma diminuição significativa dos sintomas. No final da pesquisa, todas garantiram que as dores tinham menos de 10% da intensidade do inÁ­cio.

Resultados parecidos foram obtidos em um estudo do Instituto de Ensino Superior de Londrina (PR). O acompanhamento de uma paciente com sintomas severos indicou a redução de dores do nÁ­vel 5 para nÁ­vel 1, em uma escala de 0 a 10, após a adoção de aulas de Pilates.

Fora do mundo acadêmico, a contadora Aline Boff conta que suas cólicas menstruais sumiram depois que ela aderiu Á s aulas de Pilates, em 2016. œEu tinha dores incapacitantes, chegava a precisar faltar no trabalho. A ginecologista sugeriu que eu tentasse o Pilates e deu muito certo, diz. E a fisioterapeuta Carol Aliano, professora de Pilates do estúdio Pure Pilates, em São Paulo, afirma que em cerca de dez aulas suas alunas já percebem a melhora da flexibilidade e a diminuição dos sintomas da TPM.

Tudo isso porque o Pilates trabalha músculos e respiração na medida certa. Vem entender melhor!

Musculatura firme œsegura as cólicas¦
A redução das cólicas está ligada principalmente Á  tonificação do abdome e da região pélvica. Carol esclarece: œO Pilates trabalha diretamente essas regiões. Quando o útero se contrai na TPM e durante a menstruação para expelir o sangue, encontra músculos já firmes e naturalmente contraÁ­dos, que impedem as cólicas.

Liberação de hormÓnios ajuda no processo
Fernanda Affonso, fisioterapeuta e professora de Pilates da Beauté ClÁ­nica Estética e Pilates, destaca a importÁ¢ncia da produção de hormÓnios nas melhorias promovidas pela modalidade. œA prática do Pilates melhora a circulação sanguÁ­nea, liberando hormÓnios como a endorfina, responsável pela sensação de bem-estar. Funciona como um analgésico, compara.

Oxigenação do sangue diminui inchaços e irritabilidade
Paralelamente ao trabalho muscular, o Pilates foca bastante na respiração. Existe todo um desenvolvimento da atenção Á  inspiração e Á  expiração, para que o equilÁ­brio corporal seja encontrado. O efeito colateral positivo é o sumiço dos inchaços da TPM. œInala-se mais oxigênio, ele é bem distribuÁ­do pelo organismo, o sangue circula melhor. A concentração lÁ­quida nos tecidos e o inchaço diminuem, explica Carol.

A respiração corrigida também ajuda na liberação de hormÓnios do prazer e melhora aquela sensação de estar eternamente irritada no perÁ­odo menstrual, além de eliminar as dores de cabeça.

Quer mais uma vantagem de respirar com atenção no Pilates? A consciência corporal faz com que os músculos sejam relaxados, alongados e colocados nos eixos com naturalidade, o que aos poucos diminui as dores da lombar.

Manter a frequência para manter os efeitos
No estudo brasileiro mencionado acima, alguns autores associam os sintomas da TPM Á  pouca prática de atividades fÁ­sicas. Por isso, as especialistas recomendam que as aulas de Pilates sejam mantidas mesmo quando cólicas, inchaços e dores ainda forem uma realidade, lá no começo.

Fonte: https://mdemulher.abril.com.br/saude/pilates-colicas-inchacos-dores-tpm-menstruacao