Praticar atividades fÁ­sicas pode ser a chave para a prevenção do Alzheimer

15/01/2019

Segundo pesquisa publicada na revista Nature Medicine, a prática frequente de exercÁ­cios fÁ­sicos pode retardar ou até mesmo prevenir a progressão do Alzheimer, que, comum Á  terceira idade, é responsável por causar, através da destruição de células cerebrais, danos irreversÁ­veis Á  memória.

Em parceria com várias universidades do mundo, o estudo liderado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) teve como objetivo descobrir a relação entre a proteÁ­na irisina, cuja liberação é aumentada com atividades fÁ­sicas, e o funcionamento do cérebro.

A equipe conduziu uma série de experimentos com camundongos e, por meio deles, obteve o seguinte resultado: quando os animais produziam ou recebiam por injeções uma quantidade maior da substÁ¢ncia, tinham sua capacidade de retenção de memórias aumentada.

Além disso, também foi observado que os nÁ­veis de irisina de pacientes que sofrem com Alzheimer são mais baixos do que os de pessoas completamente saudáveis.

Como próximo passo, os cientistas pretendem estudar a atuação da proteÁ­na nos neurÓnios e, dessa forma, tentar obter um novo tratamento para a doença.

Fonte: https://mdemulher.abril.com.br/saude/praticar-atividades-fisicas-pode-a-chave-para-a-prevencao-do-alzheimer/