Por que as dores aumentam nos dias frios? Saiba como se proteger.

21/06/2017

Cientificamente, sabe-se que os tecidos musculares se contraem em resposta ao estÁ­mulo do sistema nervoso para que o nosso organismo consiga se œdefender do frio. Os vasos também se contraem, levando menos sangue Á s extremidades do corpo, o que acarreta uma diminuição do fluxo sanguÁ­neo nas articulações e, por consequência, a manifestação da dor. œExistem, em várias áreas do nosso corpo, as terminações nervosas que podem ser termorreceptores, isto é, sensÁ­veis ao frio e ao calor e nociceptores, receptores sensoriais da dor, esses últimos captam os estÁ­mulos dolorososœ, explica o Dr. Moisés Cohen, ortopedista do Instituto Cohen.

No caso das dores desencadeadas pela inflamação das articulações, ou seja, pacientes que possuem artrite, o frio é um importante agravante. Entretanto, pessoas que não possuem lesão prévia podem desenvolver uma sensibilidade quando submetidas a essas condições. œIsso pode acontecer devido a um fator genético, geralmente, são pessoas que já possuem uma predisposição a possuÁ­rem terminações nervosas mais exacerbadas devido Á  sequência dos seus genes. Geralmente, a maioria dos pacientes que são diagnosticados com a doença são do sexo feminino e possuem mais de 40 anosœ, completa o Dr. Moisés: œAs causas das dores crÓnicas nas articulações são muitas e podem ser desencadeadas por infecções, diabetes, até doenças reumatológicas e auto-imunes como lúpus. Pessoas que praticam atividade fÁ­sica com uma maior frequência ou estão acima do peso também devem se atentar para a possibilidade de sobrecarga das articuações.
As formas indicadas de tratamento no inÁ­cio da doença após a realização do diagnóstico se concentram no alÁ­vio dos sintomas através da fisioterapia e de analgésicos. œQuando o desgaste da cartilagem da articulação é muito intenso, o procedimento cirúrgico pode ser indicado. Trata-se da artroscopia, que consiste numa limpeza articular. Neste caso, a articulação é substituÁ­da por uma prótese feita de um componente metálico, mas apenas quando o processo degenerativo alcança seu ápice, conta o ortopedista.

Para quem sofre de dores crÓnicas, as indicações para enfrentar os dias mais frios são se concentram em formas de aquecer as articulações. œTomar um banho quente, colocar bolsas de água quente sobre a área dolorida e se agasalhar bem constumam ser medidas que atenuam os sintomas, indica o médico.

Dores neuropáticas

As dores neuropáticas também são desencadeadas por algum trauma ou lesão em um nervo periférico e, por isso, se agravam durante os dias frios. São decorrentes de várias doenças ou até mesmo tratamentos, conforme elucida a anestesiologista, Dra. Alexandra Raffaini: œPodem apresentar o problema pacientes que foram submetidos a quimioterapia, radioterapia ou que sofreram um AVC, portadores de doenças do sistema nervoso periférico e central e até mesmo os que desenvolveram um tumor capaz de pressionar determinada estrutura nervosa.

Este tipo de dor é caracterizada por uma fisgada, queimação e choque. œGeralmente é acompanhada de formigamento e alteração de sensibilidade. A força motora também pode sofrer alterações, mas nem sempre acontece. Portanto, é fundamental que, antes do diagnóstico, seja descoberta a causa e a origem da dor, para se estabelecer um tratamento mais eficaz, conta a médica.

Doenças como o diabetes, o uso contÁ­nuo de determinadas medicações e álcool podem ser considerados fatores de risco. As medidas preventivas são difÁ­ceis de serem tomadas, afinal, as dores são decorrentes de alguma patologia. œUma forma de evitar um maior sofrimento em épocas de temperatura mais baixa é através do aquecimento das áreas e a prescrição de analgésicos de maior dosagem. Evitar entrar em contato com água gelada e não se expor ao frio também é indicado. O uso de luvas e meias quentes é extremamente importante, principalmente para aqueles que estão realizando quimioterapia. No caso de pacientes diabéticos, uma das formas de se prevenir é através do controle glicêmico, finaliza a Dra. Alexandra.

Fonte: claudia.abril.com.br/saude