Cães e gatos podem ser vegetarianos?

12/07/2017

Os dentes longos e afiados e o estÓmago superácido não deixam dúvidas: cães e gatos são naturalmente carnÁ­voros. Mesmo assim, há quem os submeta a um cardápio com pouco ou nenhum produto animal. œMas faltam evidências de que isso traga qualquer benefÁ­cio aos pets, avisa a veterinária Fernanda Fragata, diretora do Hospital Sena Madureira, em São Paulo.

Pelo contrário, o bicho pode ter deficiências nutricionais. œE essa situação é capaz de resultar em doenças graves, alerta Fernanda. Os gatinhos, que não aproveitam tão bem os nutrientes dos vegetais, são os mais prejudicados, demandando atenção extra e, muitas vezes, suplementação.

Comece devagar: Exclua a carne e seus derivados aos poucos, ao longo de uma ou duas semanas “ com a ajuda de um veterinário, claro.

Opte pela ração: Alimentos consumidos por seres humanos podem provocar intoxicação e dificultam a nutrição ideal.

Verifique o rótulo: Não pode faltar vitamina B12 na dieta dos cachorros. Os gatos, por sua vez, precisam de taurina para sobreviver.

Observe sintomas: Indisposição, queda ou falta de brilho nos pelos e irritações na pele podem indicar deficiências nutricionais.

Fonte: http://saude.abril.com.br