7 alimentos saudáveis que aumentam a fome

07/03/2017

Eles são os queridinhos da dieta, mas a verdade é que incluí-los no cardápio como tática para sanar a fome no meio da tarde pode acabar não tendo o resultado esperado.

Não estamos dizendo que você deva eliminá-los do menu, mas, sim, combiná-los a outros alimentos para potencializar o efeito da saciedade e tirar proveito de todos os benefícios que eles proporcionam.
– Suco de frutas

Você sabia que virar um copão no meio da tarde pode deixar você se sentindo com o estômago vazio não muito tempo depois disso? Isso porque, apesar de serem campeões no quesito vitaminas e minerais, quando se trata das fibras, o assunto é um pouco diferente.

E é aí que está o X da questão: beber o suco não substitui a necessidade de consumir a fruta em si, que apresenta muito mais fibra do que sua versão líquida. “Uma boa opção é batê-las juntamente com a casca para elevar a quantidade de fibra e, consequentemente, diminuir o índice glicêmico”, explica Gabriela Cilla, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo.
– Pão integral

Apesar de serem ricas em fibras, as fatias moreninhas acabam sendo mais processadas do que outras opções integrais, como os próprios grãos, a exemplo da quinoa e da chia.

Além disso, o pão possui pouca proteína e gordura boa, macronutrientes responsáveis por aquela sensação duradoura de saciedade. Para contornar o problema, escolha cobrir as fatias com ovos ou abacate.
– Smoothie verde

Ele tem poucas calorias e promete desintoxicar o organismo, mas o excesso de açúcar proveniente das frutas e a falta de proteínas da bebida vai fazer com que você volte a ficar com fome rapidinho.

Por isso, priorize os vegetais às frutas e adicione um pouco de whey protein à mistura. “Procure também não coá-lo para preservar as fibras naturais da couve e dos outros ingredientes”, conta a especialista.
– Clara de ovo

A omelete de claras é uma das preferidas por quem busca uma alimentação mais regrada. No entanto, a parte mais clara do ovo não contém gordura, o que vai fazer com que seu estômago ronque antes da hora.

A solução é adicionar cor ao preparo: de preferência, o amarelo da gema, que carrega uma série de nutrientes benéficos além de proteína e gordura boa, que sustentam o organismo.
– Leite desnatado

A gordura – novamente ela – é o nutriente que falta nessa versão da bebida para garantir a saciedade prolongada, já que ela torna a quebra do açúcar do leite mais lenta, estendendo o tempo da digestão e deixando você com aquela sensação de estômago cheio. “Tente compensar a fome causada por essa falta de gordura com uma dose extra de fibras solúveis, como com uma porção de aveia ou de granola.”
– Picles

Apesar de fazerem maravilhas pelo intestino e regularem a flora intestinal – o que tem tudo a ver com emagrecimento – eles são bem salgados. Mas qual a relação entre o sabor e a saciedade?

É que o sal faz com que você se sinta com mais sede, o que acaba sendo confundido com fome na maioria das vezes. A saída é beber bastante água para evitar o problema.

– Biscoitos integrais

Eles são compostos por muito mais carboidratos do que fibras de fato. Então se você é daquelas que não abre mão de um biscoitinho no lanche da tarde, tente combiná-lo com algo mais encorpado, como uma pasta de ricota ou de grão-de-bico.