5 ervas e plantas que amenizam o stress e ajudam a relaxar

21/06/2017

Acelga: cheia de magnésio, ela estimula reações no cérebro que dão um boost nos nÁ­veis de energia. œO mineral, em combinação com o triptofano presente na composição da folha, é precursor da serotonina, que confere sensação de bem-estar e alÁ­vio da tensão, explica Maria Flávia Sgavioli, especialista em Nutrição ClÁ­nica Funcional pela VP Consultoria Nutricional, em São Paulo.

Orégano: ele contém ácido rosmarÁ­nico, substÁ¢ncia que combate a depressão, a fadiga e a ansiedade. œEle também é usado na medicina popular para conferir alÁ­vio a cólicas, justamente por reduzir as contrações da região, diz Maria Flávia.

Girassol: suas sementes são uma ótima fonte de Ómega-6, que age contra a vasoconstrição e, consequentemente, promove o relaxamento cerebral. œAlém disso, são ricas em magnésio, que aliviam a musculatura, conta Marcela Rossini Montenegro, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo.

Camomila: o chá de camomila é recomendado para quem deseja ter uma boa noite de sono: a bebida é rica em ácido cafeico e quercitina, que reduzem o stress. œA planta tem efeito anti-espasmódico, e, por isso, auxilia no relaxamento da musculatura, aliviando também dores abdominais e cólicas, explica Maria Flávia.

Lavanda: de acordo com uma pesquisa do Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, tratamentos de aromaterapia contra depressão utilizam a essência de lavanda por acalmar o sistema nervoso e proporcionar alto nÁ­vel de relaxamento.

Fonte: http://boaforma.abril.com.br/saude